segunda-feira, 15 de dezembro de 2014





O ABUSO DO LEITE CONDENSADO

Por J. A. Dias Lopes

©2014 J. A. Dias Lopes – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução total ou parcial

Na semana passada, fui a uma festa de final de ano no prédio onde mora uma das minhas filhas. Havia comida à vontade, especialmente para as crianças. Minhas netas pediram uma raspadinha sabor framboesa. Veio com um fio de leite condensado. Meu neto preferiu açaí na tigela. Veio com um fio de leite condensado. Desculpem-me a rabugice, mas está demais! Os brasileiros agora colocam leite condensado em quase todos os doces. É um produto gostoso? Claro que sim. Ninguém se atreveria a negar isso, apesar do seu açúcar excessivo arder na garganta quando o comemos puro. O problema é que deixa tudo com o mesmo sabor. 



Em qualquer casa brasileira, todo aniversário de criança tem brigadeiro, aliás um dos raros doces nascidos com leite condensado. Aos saírem dos casamentos, os convidados recebem de lembrança bem-casados. Com o que são recheados? Antigamente, usava-se creme de ovos. Hoje, dê-lhe que te dê-lhe leite condensado! Quais as prateleiras dos supermercados que esvaziam mais rapidamente nesta época do ano, ou seja, às vésperas do Natal e Ano Novo? As que expõem leite condensado.

Criticamos o denso, homogêneo, levemente amarelado e difundidíssimo produto alimentício por padronizar e descaracterizar a doçaria nacional. As receitas que o incorporam jamais escondem o seu sabor invasivo. É ilustrativo o que aconteceu com o pudim de leite. Herdamos dos portugueses essa jóia da doçaria universal. No passado, o pudim de leite incorporava apenas leite, ovos e açúcar. Hoje, manda a ver leite condensado!

Alega-se que o novo ingrediente tornou o pudim de leite mais espesso e untuoso. Não poderia ser diferente. Afinal, o leite condensado tradicional leva leite integral, portanto gordo, e uma alta porcentagem de açúcar, algo em torno de 50%. Na prática, assemelha-se um petardo engordativo. Cada latinha de 395 gramas fornece 1.283 calorias. Equivale à ingestão aproximada de 8 hambúrgueres de calabresa com 56g de peso, 9 latas de cerveja de 350 ml, 12 coxas de frango assadas com a pele e 15 pedaços de rapadura de 50g. Dá vontade de fazer campanha pelo uso generalizado do coentro. Os pratos de sal ficariam igualmente com o mesmo sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário