terça-feira, 30 de dezembro de 2014


POR UM PRATO DE LENTILHAS

Por J. A. Dias Lopes

©2015 J. A. Dias Lopes – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução total ou parcial



Jacó comprando os direitos de primogênito do irmão Esaú - pintura de Gioacchino Assereto (1600-49)


Convém que a lentilha seja o primeiro alimento ingerido na ceia de Réveillon. É para haver saúde e prosperidade durante o ano. As civilizações mais antigas referendam essa superstição, que viria do fato de os grãos da lentilha dobrarem de tamanho com o cozimento. Paralelamente, seu formato redondo e achatado lembraria uma moeda – e todos sabem que dinheiro traz abundância e prosperidade.

Não por acaso, foi com um prato de lentilhas que Jacó comprou os direitos de primogênito do irmão Esaú, no célebre episódio do Gênesis, primeiro livro da Bíblia. A jornalista gastronômica israelense Ruth Keenan, em La Cuisine de la Bible (Éditions de La Martinière, Paris, 1995) reconstituiu a receita original do prato. Mas cometeu um pecadilho: acrescentou molho concentrado de tomate, ou seja, à base de um ingrediente originário da América que os demais continentes só conheceram depois da descoberta de Cristóvão Colombo. “Fica mais completa”, teria garantido ela.

Ruth Keenan apresenta Jacó como um cozinheiro ardiloso. Ele sabia que Esaú, regressando fatigado do campo, após uma dura jornada de trabalho, faria qualquer coisa para comer um prato de lentilhas. “Deixa-me comer um pouco dessa coisa vermelha (lentilhas vermelhas), porque estou muito cansado”, pediu Esaú. Jacó respondeu: “Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura”. Esaú questionou: “Morro de fome, que me importa o meu direito de primogenitura?”. Jacó exigiu: “Jura-me”. Esaú jurou e vendeu a primogenitura a Jacó, que lhe entregou um prato de lentilhas acompanhado de um pão.

Esaú e Jacó eram filhos de Isaque e Rebeca. A história que evocamos é relatada no capítulo 25 do Gênesis, entre os versículos 19 e 34. Como os bebês em gestação lutassem no seu ventre, Rebeca foi consultar o Senhor, que lhe explicou: “Tens duas nações no teu ventre; dois povos se dividirão ao sair de tuas entranhas. Um povo vencerá o outro e o mais velho servirá ao mais novo”. 

Acredita-se que a lentilha seja originária do Oriente Médio, o mesmo acontecendo com a sua sopa. Todos os povos da região as conhecem. No prato que entregou ao irmão faminto, Jacó usou a lentilha vermelha. Mas também existem a amarela, vermelha, marrom, verde e preta. O tamanho do grão pode ser miúdo ou um pouco maior. Ultimamente, desfruta de prestígio internacional a lentilha verde Le Puy, cultivada na região francesa homônima e vendida com selo de origem da União Europeia. É muito usada em pratos de frutos do mar e carnes de caça, bem como em saladas. 

Em seu livro, Ruth Keenan relaciona a cozinha com doze passagens bíblicas. Os capítulos se chamam O paraíso, as primeiras delícias; José e seus irmãos: o festim do reencontro; Sansão e Dalila: o fruto da paixão; Davi e Betsabá: o gosto do pecado; e assim por diante. O que fala de Esaú e Jacó tem outra receita apetitosa, além da sopa de lentilhas: um gigot de cordeiro com frutas vermelhas. Feliz 2015!


Aprenda a fazer a sopa de lentilhas que Jacó preparou para Esaú em RECEITAS DAS CRÔNICAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário